Computador para jogos

Computador para jogos

A cada dia que passa o mundo dos games evolui mais, e com o passar do tempo eles passam a exigir consoles mais poderosos como os Nintendo Wii, Playstation 3 e Xbox 360. O bom é que o uso deles não é indispensável, afinal você pode jogar games como Call Of Dut ou Need For Speed em seu PC, sem gastar com consoles.

Eles são capazes de proporcionar uma excelente experiência, sem falar que á mais fácil inserir a expansão ou uma atualização de um game. Mas vale a pena lembrar que não é qualquer máquina que conseguirá rodar a nova geração de jogos. Com isso, surge a seguinte pergunta: Como Montar um PC pra jogos?

Logo, logo a sua pergunta será respondida, mas tenha em mente que, montar uma máquina que seja capaz de rodar os jogos de última geração, não sairá barato. É importante que você pesquise muito bem o valor das peças, afinal pode não ser barato mas vale a pena economizar o máximo que der.

Placa-Mãe

Na hora de montar um pc para jogos você deve pensar primeiro no mais básico, no caso a placa-mãe. É que não adianta você comprar muita memória ram ou um processador potente e uma placa de vídeo excelente se a sua placa mãe não suporta esses componentes.

Procure uma placa-mãe com pelo menos um slot PCI-E 16x, geralmente as placas do mercado mid-end dão conta do recado numa boa. Fique atento nos slots de memória, se a placa suportar memórias DDR3 e Dual Channel vai ser excelente para sua máquina.

Quando for adquirir a sua placa-mãe, procure saber se a mesma suporta os processadores mais potentes que estão sendo fabricados, que no caso são o AMD e o Intel.

Placa-Mae

Placa-Mãe com SLI, suporta duas placas de vídeo

Se a sua placa escolhida usar a tecnologia CrossFire ou SLI será ótimo, é que com isso ela virá com no mínimo 2 slots PCI-E 16x. Assim, ele suportará duas placas de vídeo simultaneamente, o que em tese dobraria a performance da máquina.

Se você optar em usar essa técnica, é bom checar a MoBo (MOther BOard, ou placa mãe) e ver se ela suporta overlocking sem grandes dificuldades. Mas tome muito cuidado com isso, pois é um pouco arriscado.

Processador

Alguns jogos como World Of Warcraft exigiam mo mínimo processadores como o Athlon XP 1500+ ou um Pentium 4. Com eles você consegue rodar games mais simples numa boa, mas para quem está montando um PC voltado para jogos não seria interessante contar com eles não.

Para ter uma experiência excelente com sua máquina, é aconselhável que você use processadores como o Quad Core, que tem quatro núcleos de processamento. Assim sua máquina suportará os jogos que já existem e os futuros lançamentos numa boa.

Mas se você quiser uma máquina capaz de rodar tudo mesmo, é melhor você deixar os processadores de dois e quatro núcleos como o Quad Core de lado. Opte pelos de quatro núcleos como o Core i5 e Core i7. Ainda existe o AMD Phenom II X6 que possui nada menos que seis núcleos de processamento.

Placa de Vídeo

Não podemos esquecer da placa de vídeo ou as placas caso você opte por usar duas ao mesmo tempo. É bom que você saiba logo de cara que ela irá lhe tomar algum dinheiro. Não será possível comprar uma placa de qualidade por um valor baixo, entã nem se iluda.

Na hora de comprar os jogadores só pensam na quantidade de memória, o que não está de tudo errado, mas não é a única coisa que importa. Fique atento também a frequência medida em Hertz. Procure saber algo da interface de comunicação também, as melhores costumam possuir 256 bits. O tipo de memória utilizada na placa é fundamental, no caso a mais recente e eficaz é a GDDR5.

Placa de Video

Essa é uma boa placa de vídeo

Dê uma atenção especial para o chip gráfico da placa, procure saber quantos núcleos de processamento ele tem, descubra a frequência dele, verifique também a frequência do shader, etc. Caso você não entenda muito disso, só tenha em mente que quanto maior melhor.

Memória do Sistema

Ao fazer a compra dela fique atento qual é a indicada para sua placa mãe segundo o fabricante, e então use a velocidade aconselhada pelos mesmos.

Armazenamento

Depois de tudo isso não vá errar no mais simples, opte por hd de pelos menos 500 GB. Ele não pesará muito em seu bolso e ainda lhe oferecerá bastante espaço para salvar diversos jogos.

Fonte de Alimentação

Compre uma boa fonte, pois uma máquina seguindo essas especificações não vai gastar apenas muito dinheiro, ela também vai gastar muita energia. É que neste caso, todos os componentes são de alto desempenho, assim ela exige mais energia do que o normal.