Reações Durante um Jogo
Jogos

Reações Durante um Jogo
Se você é um tipo de pessoa que adora jogar games, seja lá qual for, já deve ter reparado que enquanto está jogando apresenta algumas reações bem interessantes. É muito comum ficar emocionado durante um jogo, assim é bem normal que você apresente um certo desespero ao enfrentar chefes superdifíceis. Da mesma forma que ficar curioso e louco para descobrir os segredos de um game de aventura ou qualquer outro gênero é super normal.
Mas, você já parou pra se perguntar o porque dessas reações? É bem simples galera, isso tudo é culpa de seu cérebro que está reagindo aos conflitos, mecânicas e desafios dos games. Eu farei uma breve explicação do que pode acontecer com seu cérebro durante alguns gêneros de jogos.
Reflexos
Em jogos de ação é bem comum que os jogadores apresentem alguns reflexos rápidos. Habilidade com os controles, orientação especial e uma excelente coordenação entre os movimentos dos olhos e das mãos são requisitos bem cobrados ao longo destes jogos.
Você pode perceber isso facilmente em jogos de guerra, como Battlefield e Call Of Duty, onde você deverá ter reflexos bem rápidos e ser bem esperto, para que não acabe morrendo durante uma troca de tiros e assim por consequência fracassando em sua missão.
Esse Gênero faz com que o Córtex Pariental e o Pré-Motor sejam estimulados.

Game estimula os reflexos
Julgamento
Em jogos de Estratégia, Puzzle e RPG é bem comum que ao longo do game você tenha que tomar algumas decisões importantes. Algumas dessas decisões são morais, fazendo com que o julgamento do jogador seja colocado à prova. Sem falar que esse gênero sempre conta com dois lados bem comum, o bem e o mal, assim você deverá ser capaz da saber diferenciar um do outro.
Fortes Emoções
Se você já apresentou fortes emoções ao jogar games como o The Walking Dead, não precisa se desesperar e achar que está ficando louco, por está se deixando influenciar por um jogo. O que acontece é que os conflitos emocionais e situações assustadoras que aparecem durante o título, fazem com que a Amígdala seja estimulada, e é ela que é a responsável pela consolidação da memória.
Com isso, mesmo que inconscientemente você acaba lembrando de alguma situação que você mesmo já passou ou presenciou e acaba relacionando-as com as do jogo, fazendo com que as emoções venham à tona.
Recompensas
Quando você está jogando, o seu cérebro libera Dopamina, que é um neurotransmissor associado à antecipação de recompensas, aprendiza e prazer. Com isso, o jogador começa a sentir uma forte vontade de entender a mecânica do jogo e superar os desafios, para que assim consiga sucesso e adquira recompensas que poderão aparecer.
Cooperativos
Ao jogar algum jogo multi-player o cérebro libera Ocitocina, fazendo com que vínculos sociais e cooperação entre indivíduos sejam fortalecidos. Dessa forma não é nenhum espanto que amigos que joguem títulos como Splinter Cell Double Agent, onde existe um modo em que você pode jogar com a ajuda de alguém, sejam bem próximos.
Tensão
Durante os jogos você também acaba vivenciando alguns momentos de tensão, que fazem com que o nosso cérebro libere Adrenalina e Noradrenalina, que são os hormônios do stress ligados à sobrevivência, reações de fuga e luta. Com isso é bem comum que os batimentos cardíacos aumentem e que a contração e relaxamento de certos músculos do corpo se alterem.
Por Pedro nas categorias Jogos. Tags: Batllefield, Cal Of Duty, Cérebro, Cooperativos, Double Agent, Estratégia, Fortes Emoções, Game, Jogo, Julgamento, Puzzle, Reações, Reações Durante um Jogo, Recompensas, Reflexos, RPG, Splinter Cell, Tensão, The Walking Dead